Se você ouve um zumbido, apito, barulho ou chiado constante no ouvido certamente fica incomodado e quer resolver essa questão. É importante saber o que NÃO fazer quando você tem zumbido no ouvido.
COMO AVALIAR UMA QUEIXA DE ZUMBIDO NO OUVIDO?
A primeira coisa – e mais importante de todas – é uma consulta com o médico otorrinolaringologista.
O otorrino pedirá um exame de audiometria
Na grande maioria dos casos, pode-se parar por aqui.
Depois disso, podem vir – em casos SELECIONADOS – os outros exames auditivos e exames de imagem.
FIQUE ATENTO A EXAMES DESNECESSÁRIOS EM CASO DE ZUMBIDO
Infelizmente, é muito comum recebermos pessoas no consultório com dezenas de exames DESNECESSÁRIOS, motivados por inexperiência, falta de tempo para ouvir o paciente e até mesmo por interesses financeiros.
Isso é grave, pois só aumenta a ansiedade do paciente e agrava o seu desconforto – e ele passa a achar que existe algo muito sério e misterioso por trás do seu zumbido.
ZUMBIDO E FALSOS ‘REMÉDIOS’ DE ALÍVIO NA INTERNET
Quando você pesquisa zumbido no Google, o que mais aparece são anúncios de “remédios para zumbido” que não passam de enganação. Fitoterápicos não curam zumbido. Multivitamínicos não aliviam o zumbido. Ginko biloba não melhora o zumbido.
Os nomes dos tais “remédios” fazem com que as pessoas que estão em busca de uma solução rápida e milagrosa abram a carteira e comprem-os. Os nomes são até divertidos. Em hipótese alguma o paciente deve começar a tomar remédios por conta própria por causa do zumbido.
Consulte um MÉDICO otorrinolaringologista.
O QUE NÃO FAZER EM CASO DE ZUMBIDO
Aqui está uma lista de coisas que você não deve fazer em caso de zumbido no ouvido:
- Consultar um médico que não possui experiência no assunto
- Tomar remédios por conta própria
- Acreditar em propagandas sensacionalistas da internet
- Buscar terapias alternativas sem comprovação científica
RELATO DE QUEM CONVIVE COM O ZUMBIDO
“Zumbido tem cura? Minha experiência com zumbido no ouvido” é um ótimo post da escritora Paula Pfeifer, do Crônicas da Surdez.
Ela também tem dois vídeos muito interessantes sobre o zumbido, um deles fala sobre os “remédios milagrosos para zumbido”. Assista!
DICA PARA QUEM CONVIVE COM O ZUMBIDO
Torne-se membro do Clube dos SURDOS QUE OUVEM, onde mais de 21.000 pessoas compartilham experiências sobre zumbido, surdez, aparelhos auditivos e implante coclear. Lá, você encontrará muitos relatos de pacientes que convivem com os mais variados tipos de zumbido no ouvido.
LEIA MAIS
5 comments