Preservação Auditiva

Dentre as inúmeras novidades que surgem a cada dia na reabilitação auditiva, talvez as mais importantes estejam no crescimento das indicações do implante coclear e a preocupação com a preservação auditiva. Nos seus primórdios, o IC estava indicado apenas para os casos de surdez sensorioneural profunda bilateral sem nenhum ganho com os aparelhos auditivos. Atualmente, os excelentes resultados criam novas indicações, para abrangerem pacientes cada vez “menos surdos”. Surdez sensorioneural moderada a severa com pouco benefício dos com aparelhos auditivos, surdez de frequências agudas, surdez com zumbido incapacitante são alguns exemplos.

E como passamos a operar pacientes que têm “restos auditivos”, os implantes modernos e a evolução da técnica cirúrgica vêm caminhando no sentido de se preservar a audição residual e se valer dela para uma melhor reabilitação.

coclea-001

Uma das mudanças técnicas que vem se tornando praticamente consenso entre os cirurgiões é a introdução do feixe de eletrodos do implante coclear por uma das duas janelas da cóclea, a janela redonda (sequência de imagens e vídeo abaixo). Na técnica anterior clássica essa introdução era realizada fazendo-se um furo na cóclea (cocleostomia). Admite-se que a introdução dos eletrodos pela janela é mais precisa e menos traumática para as estruturas ainda preservadas no interior da cóclea, o que levaria a um maior estímulo do nervo auditivo e melhor resultado final do processo de reabilitação auditiva. Outros elementos também utilizados para a preservação auditiva são: Eletrodos de formas e tamanhos diferentes e adaptador a cada caso, inserção mais lenta dos eletrodos e o uso de corticoides sistêmicos ou tópicos para proteção das estruturas intra-cocleares. Na imagem e no vídeo abaixo, pode-se observar a inserção do feixe de eletrodos pela janela redonda. Embora também se possa realizar cirurgia de preservação através da cocleostomia tradicional, o acesso pela janela redonda necessita menor uso do motor de alta rotação próximo às estruturas que se deseja preservar.

Capturas de tela